segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Duas Medidas.

Se o trampo é barato, presume-se que muita gente faz, então se é desobrigado em arcar com a demanda. Agora, se pouca gente faz, é caro, e deve-se cobrar à altura. Ou a lei de mercado se revoga assim? Faz acepção de origem para legitimar trampo intelectual.

Existe mais gente formada, e gente que, devido às condições de vida delas, pegam qualquer coisa, então aceitam trabalhar sem a devida remuneração pelo trabalho intelectual (que eu desconfio ser um direito de nascença, o de ter, ou não ter, remuneração por trabalho intelectual -- coisa de passado colonial escravista e monárquico), e aceitam assim a situação em indigência intelectual, acabando por receber por alguma coisa concreta (como se o trabalho intelectual não fosse concreto, na verdade, é o que há de mais concreto, sem ele não se erguem edifícios, por exemplo, não se montam automóveis nem computadores, e por aí vai...), e nada recebendo pelo que produzem além disso, enfim, trabalham de graça.

Então, a solução seria que o trabalho intelectual como modalidade produtiva fosse valorizado, e isso cabe aos profissionais que o desenvolvem, não o que vem acontecendo, o que acontece é que o "meu" trabalho intelectual tem valor, mas o "dele" não tem. Isso acaba por precarizar TODO trabalho intelectual.

Olha que trabalho intelectual é uma saída sustentável para a crise de matéria prima que se aproxima, em vez de comprar e vender matéria física, comprar e vender matéria simbólica, que não consome tanto assim os recursos finitos do nosso planetinha.

Eu acho isso, mas tb acho que vou precisar repetir essa ladainha mais algumas vezes.

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.