sexta-feira, 1 de junho de 2007

Algo que eu quis entender em 1992

Título: Elefante Preto de Pelúcia
Subtítulo: Ódio Incontrolável (e só)

dois fatos importantes acerca de Charles Mason:

- Invadiu uma festa e assassinou várias pessoas, inclusive a esposa do cineasta Roman Polansky, o que conferiu àquele uma certa fama.

- Tinha alguma aptidão artística, fazia música, uma das quais foi gravada pelo Guns'n Roses em seu último disco.

A referência do grupo musical ao personagem real de Mason instiga que não é suficiente se fazer arte para se ter distinção entre real e imaginário, bem e mal, certo e errado.

Existe no vídeo-clipe da canção estranged um apelo claro em se falar da própria arte, arte falando da arte, tecnicamente: metalinguagem, jogos sem fim e finalidades do jogo no real e no imaginário.

E de se falar em quais são os limites e finalidades reais da Arte, um assunto quase proscrito da mídia. Se fala em dividir conhecimento artístico com os menos afurtunados, mas não se trata do assunto arte como linguagem ou comunicação, e como tal limitado o seu uso-fruto.

E para tal se usou da imagem do 'serial-killer' em uma camiseta para remeter à dois dos maiores enigmas da arte, a saber: loucura e violência.

Remeteu ao tema, não por intermédio de uma metáfora no clipe, mas durante a gravação de uma apresentação do grupo, pois desta maneira fala acerca de uma realidade, de um trabalho, e acerca de um jogo. remetendo desta maneira ao tema, se fala da comunicação, e não com a comunicação. Paradoxalmente.

Mason, como é muito comum, entre artistas e não artistas, não tinha grande capacidade para simbolizar o que "fazia" na realidade, e suas conseqüencias, em poucas palavras: detinha pouca sensibilidade.

Temas muito presentes na vida de quem quer que seja que deseje produzir arte.

A propósito: este interlocutor adotou a premissa de que o vídeo clipe da música Estrenged (Guns and Roses) é uma obra-de-arte.

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.