quinta-feira, 7 de julho de 2005

Ignorância

Vocês sabia que a Apologia à Ignorância era a maior característica do Nazismo?

Que se queimavam livros, e expressar um pensamento sofisticado era absolutamente proibido?

Que as Ciências Exatas eram 'endeuzadas' e as Ciências Humanas desprezadas?

Lógico, que mesmo nas exatas, qualquer pensamento novo deveria ser banido?

A Crítica, por mais bem-intencionada que fosse, era motivo de ódio?

Os atributos materiais foram hipervalorizados, e os atributos espirituiais (que qui é isso?) eram mera conversa de louco?

Eu não estive lá... ...mas li algo que sobrou por aí, num sabe?

Que os NAZI manipulavam a imprensa para que ela convergisse para os seus fins?

Que essa mesma imprensa não podia conceder voz à qualquer outro segmento grupal ou social, que não pagasse o maior pau aos NAZIs?

E que a sigla NAZI, significa: Partido Nacional Socialista do Trabalhadores Alemães?

E que a xenofobia não está no fim e no começo desse nome por acaso?

E nacional-socialismo é um conceito só? E o que menos importava de fato era o Trabalho?

E o que estava escrito em um campo de concentração era "O Trabalho Liberta", e vá entender o que significa esse trabalho aí! Pq temo em explicitá-lo!

São questinamentos que me faço, às vezes, quando olho para os nossos dias, esses de hoje, onde se combatem os NAZI que se assumem NAZI... ...mas e os simpatizantes silenciosos?

Por que se combate tanto as manifestações NAZI, mas existem tantos hábitos tão semelhantes aos deles, e isso não se comenta muito?

Pq as músicas são tão ruins, e baniram as músicas boas do consumo? Os grandes autores, alguém ainda se lembra deles? A escola é uma instituição importante em nossa sociedade? A leitura, é realmente valorizada, ou é da boca-para-fora? A avaliação crítica é permitida em ambiente corporativo? Existe ou não medo de falar, seja lá o que for, que não tenha sido veiculado na mídia ou no comércio? Por que a arquitetura dos Shoppings têm uma Gestalt que provoca dolo? Por que os personagens novelescos são tão esteriotipados, para não dizer grotescos? Por que mostrar a outra face p/ o tapa causa tanto asco, hoje?

E por que o perdão está banalizado, pois já é necessário perdoar 7x77x777x7777x77777 vezes, e se erra propositadamente tantas vezes com a desculpa que errar é humano? Ainda mais erros morais em questão?

Tem os que erram, mas sofrem pelo erro, entende?

Saúde e paz!

Léxico I - Para confundir...

Convenção Social: Conjunto de práticas que determinam o comportamento de um grupo específico em determinado segmento social. As convenções são particulares, privadas, seletivas, exclusivistas e dependem do grupo que as está criando e administrando.

Conhecimento: Conjunto de objetos cognitivos produzidos durante um período histórico. O conhecimento é multiplicável, é mutante, é plural, é coletivo, e independe do homem.

Ideologia: Seqüencia de idéias de um grupo ou de indivíduo. Idéias são objetos cognitivos que encerram um sentido determinado e completo.

Juízo de Valor: Percepção parcial e moral de um comportamento, de uma atitude, de uma ideologia, de um indivíduo, encerrada na economia transitória dos sigificados correntes sugeridos por contratos sociais em acordo com as convenções sociais.

Cultura: Conjunto de práticas sociais, comportamentos, convenções, conhecimentos, técnicas, de um determinado grupo semi-fechado de indivíduos, em um determinado período de tempo histórico.

Conhecimento é Cultura.

Convenções Sociais são Cultura.

Temas são temas, e Conhecimento não é convenção apenas.

Achismo: busca na web de informações pertinentes.

:)

Pesquisar este blog

 
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.